LGPD

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS
Proteção para sua empresa e clientes

Em agosto a LGPD (Lei 13.709/18) entrará em vigor. Ela representa grande avanço para o futuro digital da gestão de informações e bancos de dados, relacionais e estatísticos.

A implementação da Lei trará benefícios múltiplos para a administração dos dados de pessoas naturais, obrigando as empresas a administrarem e protegem a privacidade dos clientes.

Para implementar e cumprir as exigências legais faz-se necessário atender seis blocos de ação:

  • Inventariar e classificar os dados da empresa.
  • Classificar os dados por sensibilidade à nova Lei.
  • Selecionar o processo de implementação mais eficaz e “friendly”, entre os diversos modelos existentes.
  • Planejar a execução do processo, adaptando-o às características e recursos.
  • Conscientização e treinamento dos colaboradores.
  • Monitoramento e governança do processo implementado.

A quem se destina. A quem afeta.

O propósito geral da Lei é salvaguardar as pessoas no tocante à sua privacidade e propriedade dos seus dados particulares, o que já vem sendo feito pelo MPF,o qual já aplicou mais de R$ 23 Milhões em multas por não respeitarem à legislação.
O escopo amplo da Lei torna-se, portanto, aplicável a qualquer empreendimento de direito público ou privado, comercial, industrial, filantrópico, organizações de caráter religioso, educacional, filosófico, político, assistência médica, hospitais e para qualquer outro tipo de agremiação que recolha e armazene dados de pessoas naturais.
Crianças e adolescentes recebem destaque especial no âmbito da LGPD.

A Urgência

Embora a divulgação da vigência da LGPD tenha sido iniciada há quase dois anos, a maioria das empresas ainda não se ateve aos benefícios e riscos que a lei acarreta, tão pouco à que faltam poucos meses para que a lei entre em vigor.
Os múltiplos benefícios para as empresas, clientes e sociedade, convivem com as sérias consequências criadas pela não implementação ou descumprimento
Exemplos internacionais mostram as pesadas penalidades a que a quebra da proteção dos dados dos clientes podem gerar, e no Brasil não será diferente, haja vista os acordos internacionais que somos signatários

Fazer Acontecer

Para “fazer acontecer” a LGPD nas empresas é necessário responder algumas perguntas:

A empresa está pronta para tratar seus dados e dados dos clientes, dentro dos parâmetros da lei sancionada.
Há consentimento dos clientes para coletar e armazenar os dados (deles)?
Há conhecimento das sansões impostas ao não cumprimento?
O processo para colocar em vigor na empresa todo arcabouço da Lei exigem experiência no tratamento de bancos de dados, tecnologia da informação, avaliações jurídicas e visão de mercado. Esse elenco de enfoques interdependentes requer que a sintonia seja feita por profissionais experientes e multidisciplinares.

Nossa consultoria implementa a LGPD com Sucesso e Segurança

Para ter sucesso e rapidez na implementação e incorporação da LGPD é necessário assegurar que haja total entendimento e domínio dos elementos que compõe os novos processos. Para isso é vital contar com apoio especializado que adote estrutura matricial com extenso registro de processos. A parceria IAM&M + Domonet tem experiência comprovada na implementação e gestão de processos.
A otimização e sucesso do trabalho exige experiência comprovada na gestão de três soluções codependentes, as quais se complementam e cobrem todo o espectro exigido pela Lei.

Fases do processo de trabalho.

A cobertura de escopo que assegure o sucesso na implementação é dividida, preliminarmente, em quatro fases, cada uma gerida conforme matricial aplicada à método.

O início dá-se pela definição da situação atual da empresa, nos aspectos requeridos pela Lei, seguido pela validação do diagnóstico, identificação de oportunidades para melhoria e recomendações.

Prazos para execução

O perfil, complexidade e disponibilidade de informações definirá a duração da execução, entretanto, é necessário frisar que em Agosto deste ano, as empresas terão que estar operando sob as regras legais, caso contrário ficará sujeita a sansões.

Peça uma apresentação detalhada

As metodologias e processos que adotamos contemplam controle progressivo de dados, correlações e interações, de forma a garantir que as conclusões e recomendações estejam 100% baseadas em fatos e que permitam rastreabilidade e conformidade.

Somos rigorosos no controle da qualidade para garantir melhores informações e análises que aumentem a competitividade dos Clientes.

Metodologias subordinadas às estratégias

Nossa equipe de Diretores e Consultores estão à sua disposição para apresentar uma pré-proposta.